sexta-feira, 22 de junho de 2012

A voz de um Coala


O grunhido alto que emerge de um coala masculino soa muito diferente daquela fofa e descontraída criatura que a gente vê.
Agora os cientistas descobriram a anatomia por trás do som estranho que os machos fazem durante a temporada de acasalamento. As estruturas de suas gargantas que produzem os sons, o trato vocal, são muito longas.
Essa anatomia é tão extraordinariamente especializada que eles são capazes de produzir sons que parecem muito maiores do que realmente são.
O estudo usou imagens médicas para revelar que uma caixa de voz do coala masculino, ou laringe, se situa numa parte inferior em sua garganta. Acreditava-se que esta laringe baixa era uma característica exclusivamente humana – algo que nos permite fazer os sons que precisamos para a fala.
Foi somente em 2001 que os cientistas descobriram que veados também tinham uma laringe baixa.
Essa nova descoberta em coalas suporta a teoria de que essa característica evoluiu em ainda mais galhos da árvore evolutiva, provavelmente para permitir que os machos se distinguissem vocalmente das fêmeas.
Além da gravação de seu grunhido, a equipe também realizou uma varredura médica em um coala macho, que revelou a estranha anatomia vocal do marsupial.
O que permite o grande som dos coalas não é apenas a localização da laringe, mas a “qualidade” do som que vem do seu longo trato vocal.
O efeito funciona como um instrumento musical: quando a “caixa de voz” de um animal vibra para fazer um som, este som ecoa dentro de um tubo, que é o seu trato vocal. As dimensões do tubo alteram o som.
Assim, um violino e um violoncelo podem fazer um som que tem exatamente o mesmo tom, mas o violoncelo soa muito diferente – mais rico e maior.
O som do chamado de um coala prevê um comprimento de trato vocal de 50 centímetros. Isso é quase o comprimento do corpo inteiro de um coala. Por isso, quando eles soltam a voz, parecem um animal maior que um bisão.
Os exames médicos descobriram também um músculo profundo no peito do coala, que os pesquisadores acreditam que pode empurrar a sua caixa de voz ainda mais baixo de sua cavidade torácica, enquanto elas gritam, habilitando-os a exagerar seu tamanho ainda mais.
A evolução provavelmente é importante para intimidar outros machos. Há também algumas evidências de que atrai as fêmeas.
Os cientistas ainda querem imagens dos animais enquanto eles gritam – fotografias internas do que acontece à medida que produzem som.
A descoberta, de modo geral, pode nos ajudar a entender por que os seres humanos masculinos e femininos têm vozes muito diferentes.
Para quem ficou curioso, os homens têm um trato vocal 20% mais longo do que o das mulheres. É isso que faz a voz do homem ser mais imponente? Pode ser. Para ter certeza são necessários mais estudos de mais grunhidos estranhos como os do coala

0 comentários:

Menu Rápido

As mais lidas

Coalize você também!

Coalize no Facebook